Dezembro 2020  
Como harmonizar pratos natalinos com cerveja

Um dos assuntos que mais rendem conversa e curiosidade durante todo o ano, é a tal da harmonização. Todo fã de cervejas especiais já se perguntou qual estilo da bebida seria o ideal com seus pratos favoritos. E como não seria diferente nesse final de ano, trouxemos algumas dicas de como combinar os pratos típicos da ceia de Natal com cerveja! 


Cerveja com Peru




A combinação ideal para aves é a cerveja Weizen. As notas de banana e cravo da bebida proporcionam uma harmonização suave para o prato, além de agregar sabores ao tempero da comida. 


Cerveja com Pernil




A parceira mais recomendada para qualquer carne de porco é a sempre a IPA (India Pale Ale). O amargor da cerveja intensifica o sabor da carne. Além disso, por ser uma carne marcante, a IPA refresca o paladar e melhora toda a experiência do prato. 


Cerveja com Arroz com Lentilha




Talvez mais presente no Réveillon (dependendo da região), a lentilha costuma estar em todos os pratos nessa data por ser considerada um alimento da sorte. Logo, a bebida que mais nos remete à sorte é o champagne. Para os amantes de cerveja, a melhor opção é a Berliner Weisse. Apelidada como "Champagne do Norte" por ninguém menos que Napoleão Bonaparte, essa cerveja tem sabor leve e frisante.


Cerveja com Rabanada




Por ser uma sobremesa mais gordurosa e com o sabor doce muito presente, esse prato é harmonizado com uma cerveja estilo Düsseldorf Altbier. O amargor do lúpulo e a complexidade dos maltes especiais promovem uma equilibrada harmonização por contraste. 


Cerveja com Panetone e Chocotone




Esta talvez seja a harmonização mais fácil de ser feita, por conta da semelhança entre alimento e bebida. De modo geral, o "casamento" ideal de sobremesas com cerveja é com a Doppel Bock. As notas tostadas e adocicadas da bebida forte e escura complementam muito bem o sabor da sobremesa típica dessa época do ano.


Como está a preparação para a sua ceia esse ano?

Clique aqui e conheça as cervejas Walfänger 

que podem te acompanhar nas comemorações.


Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  [email protected]  



  Novembro 2020  
A história da cerveja artesanal no Brasil


Dá pra acreditar que a cerveja demorou um bom tempo até ser uma bebida popular no nosso país? Mesmo a cerveja tendo chegado ao Brasil na época da colonização, a bebida mais apreciada era o vinho, por influência e interesse dos portugueses em vendê-lo. Com a abertura dos portos, em 1870, a cerveja inglesa começou a ser consumida por aqui, e, mais tarde, com a vinda dos imigrantes, a preferência passou a ser a cerveja alemã.


Mas a produção das cervejas artesanais começou bem modesta no Brasil, com as mulheres imigrantes "cozinhando" apenas para a própria família. Essa era uma atividade essencialmente do lar. Anos depois, utilizando mão de obra escrava e de empregados, que essas famílias passam a vender sua produção nos comércios locais. Mas foi no final do século XIX que a cerveja artesanal conquistou seu espaço no mercado e proporções muito maiores: o aumento de impostos na época tornou difícil a importação das bebidas, e como a cerveja já tinha se difundido nos costumes brasileiros, a produção local ganhou força e cresceu.


Como resultado do crescimento da produção, a popularidade da cerveja no Brasil aumentou de todas as formas. E, com isso, o apelo comercial e competitividade de mercado fez com que as indústrias cervejeiras redefinissem sua prioridade: mesmo influenciando no gosto da bebida, aumentaram a utilização de ingredientes com custos menores, para baratear a produção e entregar o melhor preço para o consumidor, brigando por espaço.


Só em 1980 que as microcervejarias surgem no país, e só 15 anos depois que esse estilo de produção volta a ascender. E, como o melhor do Brasil é o povo brasileiro, os mais variados estilos de cerveja conquistam os apreciadores: desde os mais tradicionais, que seguem à risca as escolas clássicas (como a Walfänger, que se guia pela Lei da Pureza Alemã, utilizando apenas água, malte, lúpulo e levedura nas receitas) até os mais inusitados, com a adição de ingredientes que fogem do convencional.


Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  [email protected]  



  Setembro 2020  

PÓDIO WALFÄNGER

7 cervejas entre as melhores do mundo

Essa semana, foram divulgados os vencedores do World Beer Awards 2020. Uma das competições cervejeiras mais importantes do mundo, o renome desse prêmio o fez ficar conhecido como o "Oscar das cervejas". 

Mais uma vez, nós da Cervejaria Walfänger tivemos a honra de estar entre as cervejas premiadas, com 7 rótulos diferentes! 


Country Winners

Premiação acima da Medalha de Ouro, tivemos duas cervejas indicadas como as melhores do Brasil em suas categorias: Sebastian e Doppel Bock.

Sebastian, cerveja do estilo Düsseldorf Altbier, marcada pelo equilíbrio entre o amargor do lúpulo e a complexidade dos maltes especiais, ocupa esse destaque de Melhor Altbier do Brasil pelo 3º ano consecutivo. 


Já a Doppel Bock, nossa recordista de medalhas, já foi premiada três vezes no mesmo concurso: Country Winner em 2020, Medalha de Bronze em 2019 e Country Winner em 2018. 


Medalhas de Prata e Bronze

Além das duas classificações como Country Winner, recebemos outras 5 medalhas na competição: 2 de Prata e 3 de Bronze. 

As Medalhas de Prata foram conquistadas por nossa tradicional cerveja de trigo, Weizen, e a especial cerveja de guarda Vennbahn (edição 2019), estilo Doppelsticke, envelhecida em barris de carvalho e produzida apenas uma vez ao ano. 

As cervejas Walfänger que conquistaram as Medalhas de Bronze foram a Vennbahn (edição 2017), Sigmund (Vienna Lager) e Albert (German IPA). Todas as cervejas da Linha Trigênios foram premiadas no World Beer Awards 2020! 


Nós amamos fazer cerveja para quem gosta de cerveja. E ter nossas criações reconhecidas como as melhores do país é motivo de muito orgulho! Saiba mais sobre o World Beer Awards e veja todos os prêmios da Walfänger nesse concurso ao longo dos anos clicando aqui.

 http://www.worldbeerawards.com/winner/country-winner-91-world-beer-awards-2020

⠀⠀