Junho 2021  


DIA DOS NAMORADOS E CERVEJA: UMA COMBINAÇÃO ESPECIAL

O Dia dos Namorados já está logo aí! Nesse período, os casais apaixonados começam a planejar surpresas especiais para seu par. Que tal inovar esse ano? Se você está planejando um presente ou jantar romântico, nós vamos te mostrar como incluir as cervejas nessa data! Continue lendo. 


UM PRESENTE ESPECIAL 

Caso deseje um presente menos óbvio, pode apostar em complementos para a cerveja. Por exemplo, que tal preparar uma cesta de cervejas e queijos que harmonizem entre si? Além dos itens, você estará presenteando com uma verdadeira experiência sensorial com as combinações de sabores e aromas presentes. Pense na comida favorita do seu amor, e encontre a cerveja ideal para acompanhar! 

Agora, um presente muito especial, certeiro e refinado, que agrada qualquer pessoa, é a cerveja de guarda. Afinal, quem não gostaria de ganhar um presente que foi atenciosamente maturado por meses, produzido em quantidade super limitada? Sofisticado, não é? Então a escolha ideal é a Vennbahn, estilo Doppelsticke, ganhadora de 5 medalhas em concursos nacionais e internacionais. 

JANTAR ROMÂNTICO CERVEJEIRO

Se você está planejando um jantar especial para essa data, as cervejas também podem ser suas aliadas do começo ao fim. Além disso, é um item surpresa no jantar, com um toque moderno e atual, e com potencial de realçar e valorizar ainda mais os pratos servidos. 

Começando pela entrada, os aperitivos como as bruschettas são simples de serem feitos e todo mundo gosta. Aposte em cervejas claras para combinar, como Pilsner e Helles. 

O prato principal é, como o nome diz, o principal item do jantar. Carne assada, por exemplo, vai muito bem com cerveja IPA. As tradicionais massas podem ser combinadas com a também tradicional cerveja de trigo, a Weizen. Frango e frutos do mar combinam com as cervejas mais claras, enquanto os pratos mais condimentados podem ser harmonizados com cervejas mais escuras. 

Já a sobremesa, chocolates em geral (mousse, torta, petit gateau, barras) são uma ótima pedida com cervejas do tipo Doppel Bock, bem maltada e encorpada. Outra excelente opção é a combinação entre cheesecake e as cervejas B.liner. 

E aí, já sabe qual será sua opção para essa data especial?

Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  [email protected]  




 Março 2021  



Walfänger premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas 

No último dia 18/03, aconteceu o Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau - SC. Excepcionalmente transmitido ao vivo pelo YouTube e Instagram, esse é o maior evento cervejeiro da América Latina, e 3º maior do mundo! E por isso temos muito orgulho em dizer que a Walfänger conquistou mais 3 medalhas!

Entre mais de 3.100 amostras de cervejas de todo o território nacional, nos destacamos e trouxemos pra casa 2 medalhas de ouro e 1 medalha de prata. Confira:

Estilo Old Ale:
Ouro: Vennbahn Doppelsticke - Safra 2017

Estilo Berliner Weisse:
Ouro: B.liner Maracujá
Prata: B.liner Frutas Vermelhas

Vale lembrar que este é o segundo ano consecutivo que a especial cerveja de guarda Vennbahn é medalha de ouro nessa premiação. Além disso, nossas grandes novidades, as cervejas da linha B.liner já chegarão premissas ao mercado!

Essa é uma conquista muito especial, que reflete nossa dedicação, trabalho e amor em tudo que fazemos nesse trabalho. Prost!

Produzimos cervejas, colecionamos prêmios!

Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  [email protected]  



 Março 2021  


O clima especial que só o Biergarten tem!

Se você é um apreciador de cervejas, certamente já ouviu falar sobre esse ambiente tradicional: o biergarten. Como o próprio nome diz, o biergarten é um "jardim da cerveja". Popular no mundo todo, essa tradição começou na região da Baviera, na Alemanha, no século 19! O surgimento desse "espaço" veio como uma praticidade para os cervejeiros da época: as cervejas de baixa fermentação eram muito sensíveis aos dias quentes do verão, então precisavam ser guardadas num porão cercado pelas sombras das árvores. Logo começaram a colocar as mesas e cadeiras mais próximas desses porões e o hábito de beber ao ar livre tomou o gosto do povo!


E, como manda o costume alemão, os biergartens são espaços de socialização. O clima informal do jardim, totalmente convidativo, permite que a longas mesas e bancos de madeira sejam ideais para brindar com os amigos, família e até os desconhecidos que estão nas mesas compartilhadas. Além da boa cerveja, o biergarten tem um clima especial e contagiante.


Essa tradição remete ao companheirismo, que reforça a alegria de brindar por qualquer motivo e celebrar a vida de qualquer maneira. Conhecendo ou não a pessoa sentada ao seu lado, você certamente criará boas lembranças e desfrutará de um momento muito agradável, regado a uma cerveja de primeira!



Em 2018, o biergarten da Cervejaria Walfänger foi destacado no guia Where to Drink Beer, de Jeppe Jarnit-Bjergso. O autor entrevistou especialistas de diversos países e a indicação da Walfänger veio pelo jornalista Roberto Fonseca, outro nome reconhecido no mundo cervejeiro, que ressaltou as semelhanças do nosso biergarten com os tradicionais espaços alemães.


Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  [email protected]  




  Janeiro 2021  

Cervejas refrescantes para os dias quentes

Não é segredo pra ninguém que nos dias que o calor bate forte, só uma cerveja resolve! Então o ideal é que seja uma bebida refrescante, daquelas que conquistam o paladar no primeiro gole. Trouxemos algumas dicas e sugestões de cervejas perfeitas para os dias quentes. 

Helles

Dourada e brilhante, de baixa fermentação, a Helles é um clássico da escola cervejeira alemã. Sua grande característica é o equilíbrio entre o leve dulçor do malte e o amargor do lúpulo. Corpo leve, o que a torna refrescante e fácil de beber. Experimente essa cerveja com alguns petiscos, como amendoins, castanhas, nozes, mandioca frita e azeitonas.

Weizen

Feita com malte de trigo, essa cerveja tradicional é reconhecida no mundo todo por agradar facilmente a todos os paladares. Sua característica mais marcante é o aroma frutado, com notas de banana e cravo, e o paladar suave e macio. Entre as combinações ideais para esse rótulo, podemos citar os queridinhos kibe e pastel de queijo, e também salames, azeitona, palmito, saladas e peixes grelhados.

Altbier

Um dos poucos estilos alemães de alta fermentação. É uma cerveja marcada pelo equilíbrio, pois combina perfeitamente o amargor do lúpulo e a complexidade dos maltes especiais. De aparência brilhante e coloração marrom acobreado, a Altbier é uma especialidade da cidade de Düsseldorf, na Alemanha. E para quem não dispensa um churrasco, boa notícia: essa cerveja é uma excelente acompanhante para carnes grelhadas. 

Berliner Weisse

Chamada de "Champagne do norte" por ninguém menos que Napoleão Bonaparte, a Berliner Weisse é um estilo muito leve e frisante, e de baixo teor alcoólico. Feita com maltes acidificados, sua característica mais marcante é a acidez, conquistada com uma fermentação tipicamente alemã. A adição de um concentrado de frutas entra já no finalzinho do processo, para equilibrar a acidez, e isso torna a cerveja ainda mais refrescante e fácil de beber. Uma dica é inovar e harmonizar com uma sobremesa, como uma torta de limão bem gelada.


Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  [email protected]  




  Dezembro 2020  

Como harmonizar pratos natalinos com cerveja

Um dos assuntos que mais rendem conversa e curiosidade durante todo o ano, é a tal da harmonização. Todo fã de cervejas especiais já se perguntou qual estilo da bebida seria o ideal com seus pratos favoritos. E como não seria diferente nesse final de ano, trouxemos algumas dicas de como combinar os pratos típicos da ceia de Natal com cerveja! 


Cerveja com Peru




A combinação ideal para aves é a cerveja Weizen. As notas de banana e cravo da bebida proporcionam uma harmonização suave para o prato, além de agregar sabores ao tempero da comida. 


Cerveja com Pernil




A parceira mais recomendada para qualquer carne de porco é a sempre a IPA (India Pale Ale). O amargor da cerveja intensifica o sabor da carne. Além disso, por ser uma carne marcante, a IPA refresca o paladar e melhora toda a experiência do prato. 


Cerveja com Arroz com Lentilha




Talvez mais presente no Réveillon (dependendo da região), a lentilha costuma estar em todos os pratos nessa data por ser considerada um alimento da sorte. Logo, a bebida que mais nos remete à sorte é o champagne. Para os amantes de cerveja, a melhor opção é a Berliner Weisse. Apelidada como "Champagne do Norte" por ninguém menos que Napoleão Bonaparte, essa cerveja tem sabor leve e frisante.


Cerveja com Rabanada




Por ser uma sobremesa mais gordurosa e com o sabor doce muito presente, esse prato é harmonizado com uma cerveja estilo Düsseldorf Altbier. O amargor do lúpulo e a complexidade dos maltes especiais promovem uma equilibrada harmonização por contraste. 


Cerveja com Panetone e Chocotone




Esta talvez seja a harmonização mais fácil de ser feita, por conta da semelhança entre alimento e bebida. De modo geral, o "casamento" ideal de sobremesas com cerveja é com a Doppel Bock. As notas tostadas e adocicadas da bebida forte e escura complementam muito bem o sabor da sobremesa típica dessa época do ano.


Como está a preparação para a sua ceia esse ano?

Clique aqui e conheça as cervejas Walfänger 

que podem te acompanhar nas comemorações.


Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  redacao@walfanger.com.br  



  Novembro 2020  
A história da cerveja artesanal no Brasil


Dá pra acreditar que a cerveja demorou um bom tempo até ser uma bebida popular no nosso país? Mesmo a cerveja tendo chegado ao Brasil na época da colonização, a bebida mais apreciada era o vinho, por influência e interesse dos portugueses em vendê-lo. Com a abertura dos portos, em 1870, a cerveja inglesa começou a ser consumida por aqui, e, mais tarde, com a vinda dos imigrantes, a preferência passou a ser a cerveja alemã.


Mas a produção das cervejas artesanais começou bem modesta no Brasil, com as mulheres imigrantes "cozinhando" apenas para a própria família. Essa era uma atividade essencialmente do lar. Anos depois, utilizando mão de obra escrava e de empregados, que essas famílias passam a vender sua produção nos comércios locais. Mas foi no final do século XIX que a cerveja artesanal conquistou seu espaço no mercado e proporções muito maiores: o aumento de impostos na época tornou difícil a importação das bebidas, e como a cerveja já tinha se difundido nos costumes brasileiros, a produção local ganhou força e cresceu.


Como resultado do crescimento da produção, a popularidade da cerveja no Brasil aumentou de todas as formas. E, com isso, o apelo comercial e competitividade de mercado fez com que as indústrias cervejeiras redefinissem sua prioridade: mesmo influenciando no gosto da bebida, aumentaram a utilização de ingredientes com custos menores, para baratear a produção e entregar o melhor preço para o consumidor, brigando por espaço.


Só em 1980 que as microcervejarias surgem no país, e só 15 anos depois que esse estilo de produção volta a ascender. E, como o melhor do Brasil é o povo brasileiro, os mais variados estilos de cerveja conquistam os apreciadores: desde os mais tradicionais, que seguem à risca as escolas clássicas (como a Walfänger, que se guia pela Lei da Pureza Alemã, utilizando apenas água, malte, lúpulo e levedura nas receitas) até os mais inusitados, com a adição de ingredientes que fogem do convencional.


Gostou da matéria?

Entre em contato conosco e dê sua sugestão.

  redacao@walfanger.com.br  



  Setembro 2020  

PÓDIO WALFÄNGER

7 cervejas entre as melhores do mundo

Essa semana, foram divulgados os vencedores do World Beer Awards 2020. Uma das competições cervejeiras mais importantes do mundo, o renome desse prêmio o fez ficar conhecido como o "Oscar das cervejas". 

Mais uma vez, nós da Cervejaria Walfänger tivemos a honra de estar entre as cervejas premiadas, com 7 rótulos diferentes! 


Country Winners

Premiação acima da Medalha de Ouro, tivemos duas cervejas indicadas como as melhores do Brasil em suas categorias: Sebastian e Doppel Bock.

Sebastian, cerveja do estilo Düsseldorf Altbier, marcada pelo equilíbrio entre o amargor do lúpulo e a complexidade dos maltes especiais, ocupa esse destaque de Melhor Altbier do Brasil pelo 3º ano consecutivo. 


Já a Doppel Bock, nossa recordista de medalhas, já foi premiada três vezes no mesmo concurso: Country Winner em 2020, Medalha de Bronze em 2019 e Country Winner em 2018. 


Medalhas de Prata e Bronze

Além das duas classificações como Country Winner, recebemos outras 5 medalhas na competição: 2 de Prata e 3 de Bronze. 

As Medalhas de Prata foram conquistadas por nossa tradicional cerveja de trigo, Weizen, e a especial cerveja de guarda Vennbahn (edição 2019), estilo Doppelsticke, envelhecida em barris de carvalho e produzida apenas uma vez ao ano. 

As cervejas Walfänger que conquistaram as Medalhas de Bronze foram a Vennbahn (edição 2017), Sigmund (Vienna Lager) e Albert (German IPA). Todas as cervejas da Linha Trigênios foram premiadas no World Beer Awards 2020! 


Nós amamos fazer cerveja para quem gosta de cerveja. E ter nossas criações reconhecidas como as melhores do país é motivo de muito orgulho! Saiba mais sobre o World Beer Awards e veja todos os prêmios da Walfänger nesse concurso ao longo dos anos clicando aqui.

 http://www.worldbeerawards.com/winner/country-winner-91-world-beer-awards-2020

⠀⠀